IPR On-line

Inspeção de Saúde: o que impede a matrícula nos CFS

Em data previamente estabelecida pela Organização Militar Sede de Exame (OMSE), os candidatos devem se apresentar a essa organização para a Inspeção de Saúde (IS).

O que é preciso levar na Inspeção de Saúde?

É preciso levar um documento de identificação, a caderneta de vacinação (se tiver) e os exames complementares solicitados no Manual do Candidato, os quais são de inteira responsabilidade dos candidatos.

ATENÇÃO
Se você usa óculos ou lentes de contato, precisa apresentar, no momento da IS, a receita médica oftalmológica e a correção prescrita.

O que acontece quando se é reprovado na Inspeção de Saúde?

Após a IS, você será considerado apto ou inapto para prosseguir no concurso da ESA. Se você for considerado apto, estará cada vez mais próximo de se tornar um Sargento do Exército. Mas, se for considerado inapto, não se preocupe, pois terá uma segunda chance. Basta solicitar, dentro de 5 dias a partir do resultado, a Inspeção de Saúde em Grau de Recurso (ISGR). Nesse caso, a organização ou o comando da guarnição de exame orientará como você deve proceder.

Confira a seguir o que o impede
a matrícula no CFS

 

 

  • As doenças que motivam a isenção definitiva dos conscritos para o Serviço Militar (Anexo II das Instruções Reguladoras para Inspeção de Saúde de Conscritos das Forças Armadas (IGISC), no que couber).
  • Altura inferior a 1,60m e inferior a 1,57m para candidatos até 16 anos de idade, exceto aqueles em que o exame radiológico de extremidade revele a possibilidade de crescimento.
  • Peso desproporcional à altura, tomando-se por base a diferença de mais de 10 entre a altura (número de centímetros acima de 1m) e o peso (em quilogramas), para candidatos com altura inferior a 1,75m e de mais de 15 para os candidatos de altura igual ou superior a 1,75m. Essas diferenças, entretanto, por si só, não constituem elemento decisivo para os agentes médico-periciais, os quais as analisarão em relação ao biotipo e outros parâmetros do exame físico, tais como: massa muscular, constituição óssea, perímetro torácico, etc.
  • Pés planos espásticos e demais deformidades dos pés, incompatíveis com o exercício das atividades militares.
  • Reações sorológicas positivas para sífilis, doença de Chagas ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA), sempre que, afastadas as demais causas da positividade, confirmem a existência daquelas doenças.
  • Campos pleuropulmonares anormais, inclusive os que apresentarem vestígios de lesões graves anteriores.
  • Acuidade visual menor que 0,3 (20/67), em ambos os olhos, sem correção, utilizando-se a escala de Snellen, desde que, com a melhor correção possível, através de uso de lentes corretoras ou realização de cirurgias refrativas, não se atinja índices de visão iguais a 20/30 em ambos os olhos, tolerando-se os seguintes índices: 20/50 em um olho, quando a visão no outro for igual a 20/20; 20/40 em um olho, quando a visão no outro for igual a 20/22; e 20/33 em um olho, quando a visão no outro for igual a 20/25. A visão monocular, com a melhor correção possível, será sempre incapacitante.
  • Acromatopsia ou discromatopsia absolutas em quaisquer de suas variedades.
  • Estrabismo com desvio superior a 10 graus.
  • Audibilidade inferior a 35 decibéis ISO, nas frequências de 250 a 6000 C/S, em ambos os ouvidos. Na impossibilidade da audiometria, não percepção da voz cochichada à distância de 5m, em ambos os ouvidos.
  • Desvio de septo, pólipos nasais ou hipertrofia de cornetos, quando provocarem diminuição sensível da permeabilidade nasal.
  • Varizes acentuadas de membros inferiores.
  • Tensão arterial sistólica superior a 140mm/Hg e diastólica superior a 90mm/Hg, em caráter permanente.
  • Possuir menos de vinte dentes naturais, computando-se neste número os “sisos” ainda inclusos, quando revelados radiologicamente.
  • Dentes cariados ou com lesões periapicais que comprometam a estética ou a função mastigatória.
  • Possuir menos de seis molares opostos dois a dois, tolerando-se dentes artificiais, em raízes isentas de lesões periapicais (coroas e pontes fixas ou móveis), que assegurem mastigação perfeita.
  • Ausência de qualquer dente da bateria labial (incisivos e caninos), tolerando-se dentes artificiais que satisfaçam à estética.
  • Cicatrizes que, por sua natureza e localização, possam, em face do uso de equipamento militar e do exercício das atividades militares, vir a motivar qualquer perturbação funcional ou ulcerar-se.
  • Imperfeita mobilidade funcional das articulações e, bem assim, quaisquer vestígios anatômicos e funcionais de lesões ósseas ou articulares anteriores.
  • Distúrbios da fala.
  • Doenças contagiosas crônicas da pele.
  • Taxa glicêmica anormal.
  • Desvios de coluna, configurando escoliose com ângulo de Cobb superior a 12°, ou cifose com ângulo de Cobb superior a 40°, ou lordose com ângulo de Ferguson superior a 48°.
  • Anomalia no comprimento dos membros inferiores, com encurtamento de um dos membros maior que 15mm (quinze milímetros).
  • Surdo-mudez.

Saiba quais são as tarefas exigidas no Exame de Aptidão Física (EAF) e assista aos vídeos demonstrativos. Está na hora de se exercitar!

31 de agosto de 2017

4 responses on "Inspeção de Saúde: o que impede a matrícula nos CFS"

  1. Eu tenho escoliose de 36 graus, fui ao médico e não impede de eu praticar atividades físicas e não doer e nem incomoda, ser que eu posso passar no exame médico com laudo médico ?

  2. Gostaria de saber, sobre quemim possuir sopro inocente no coração, se pode reprovar põe conta disso no IS? Sopro congenito benigno, no que nao me atrapalha em nada, sou liberado pra qualquele atividade física!

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o IPR On-line

Todos os cursos preparatórios para concursos do IPR On-line são elaborados com base no conteúdo programático indicado nos editais. As aulas são desenvolvidas por professores experientes e especialistas, que se dedicam para a elaboração das melhores estratégias de aprendizagem e para a melhor abordagem dos conteúdos.

Cursos mais vistos

Quem está On-line

Não há usuários online neste momento

E-Book Grátis!

Baixe esse e-book e turbine seus estudos.

X